sexta-feira, 24 de abril de 2009

Em busca da paz interior !




ALBERT tinha um casamento bem-sucedido e dois filhos encantadores. Mas ele sentia que faltava algo em sua vida. Durante o período em que lutava para conseguir um emprego, acabou se envolvendo com a política e abraçou o socialismo, tornando-se até mesmo um membro ativo do partido comunista na localidade.
Não demorou muito para que Albert ficasse desiludido com o comunismo. Por isso, rompeu o vínculo com a política e passou a dedicar-se totalmente à família. Seu objetivo na vida agora era empenhar-se pela felicidade dela. Mesmo assim, ele ainda sentia um vazio dentro de si que o incomodava; parecia que a paz interior não estava ao seu alcance.
O caso de Albert não é o único. Tentando encontrar um significado na vida, milhões de pessoas adotaram diversas ideologias, filosofias e religiões. No mundo ocidental, o movimento hippie na década de 60 era uma rebelião contra os tradicionais valores morais e sociais. Principalmente os jovens daquela época buscavam a felicidade e o significado da vida por meio das drogas alucinógenas e das filosofias ensinadas pelos chamados gurus do movimento hippie. No entanto, isso não trouxe a verdadeira felicidade. Em vez disso, fez com que o vício das drogas e a promiscuidade sexual entre os jovens aumentassem, contribuindo para o declínio e a confusão moral da sociedade.


Será que a busca por riquezas, poder ou educação o ajudará a encontrar paz interior?
Há séculos que se tenta obter a felicidade por meio da riqueza, do poder ou da educação. No entanto, isso acaba em desapontamento. Jesus disse: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” (Lucas 12:15) Em vez disso, a busca persistente por riquezas não raro traz infelicidade. A Bíblia diz: “Os que estão resolvidos a ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que lançam os homens na destruição e na ruína. Porque o amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais, e alguns, por procurarem alcançar este amor, . . . se traspassaram todo com muitas dores.” — 1 Timóteo 6:9, 10.
Então, como é possível ter paz interior e um objetivo na vida? Será que é tão difícil quanto acertar um alvo no escuro? Ainda bem que não. Como veremos no próximo artigo, a solução está em satisfazer uma necessidade muito importante e, na verdade, exclusiva do ser humano.


QUANDO acordam de manhã, os pássaros gorjeiam um pouco e depois voam em busca de comida. À tarde, voltam ao poleiro, gorjeiam um pouco mais e depois se recolhem. Em algumas épocas, eles se acasalam, botam ovos e criam os filhotes. Outros animais seguem basicamente o mesmo padrão de comportamento.
Nós, seres humanos, somos diferentes. É verdade que comemos, dormimos e nos reproduzimos, mas a maioria de nós não está satisfeita só com essas coisas. Queremos saber por que estamos aqui e procuramos o significado da vida. Queremos também ter uma esperança para o futuro. Essas necessidades mais profundas indicam que os seres humanos têm uma qualidade única: a espiritualidade, ou seja, a necessidade de compreender assuntos espirituais e o potencial para explorá-los.
Feitos à imagem de Deus
A Bíblia explica o motivo de o homem ter uma necessidade inerente de espiritualidade, ao dizer: “Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gênesis 1:27) Termos sido criados “à imagem de Deus” significa que, embora tenhamos sido manchados pelo pecado e a imperfeição, temos a capacidade de refletir certas qualidades de Deus. (Romanos 5:12) Por exemplo, podemos ser criativos. Também temos certa medida de sabedoria, senso de justiça e a capacidade de demonstrar amor altruísta, além de podermos meditar sobre coisas passadas e planejar o futuro. — Provérbios 4:7; Eclesiastes 3:1, 11; Miquéias 6:8; João 13:34; 1 João 4:8.
O potencial para explorar assuntos espirituais está mais evidente no desejo inato de adorar a Deus. A menos que satisfaçamos de maneira adequada a necessidade de ter um bom relacionamento com o Criador, não poderemos encontrar felicidade verdadeira e duradoura. “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual”, disse Jesus. (Mateus 5:3) No entanto, é preciso ter cuidado em satisfazer essa necessidade espiritual com verdades a respeito de Deus, seus princípios e seu propósito para a humanidade. Onde podemos encontrar essas verdades espirituais? Na Bíblia.
“Tua palavra é a verdade”
O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas.” (2 Timóteo 3:16) Isso se harmoniza com o que Jesus disse em oração a Deus: “Tua palavra é a verdade.” Hoje, conhecemos essa Palavra como sendo a Bíblia Sagrada, e será sábio da nossa parte verificar se as nossas crenças e princípios estão em harmonia com ela. — João 17:17.
Se compararmos nossas crenças com a Palavra de Deus, estaremos imitando os habitantes da antiga Beréia, os quais se certificavam de que os ensinamentos de Paulo se harmonizavam com as Escrituras. Em vez de criticar os bereanos, Lucas elogiou-os por sua atitude, “pois recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim”. (Atos 17:11) Em vista dos muitos ensinamentos morais e religiosos contraditórios que existem hoje em dia, é importante imitar o exemplo dos bereanos, que tinham mentalidade nobre.
Outra maneira de identificar a verdade espiritual é observar como ela influencia a vida das pessoas. (Mateus 7:17) Por exemplo, viver em harmonia com a verdade bíblica deve fazer com que a pessoa se torne um marido e pai melhor, uma esposa e mãe melhor, aumentando assim a felicidade e o contentamento na família. “Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”, disse Jesus. — Lucas 11:28.
As palavras de Jesus nos fazem lembrar o que seu Pai celestial disse aos antigos israelitas: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” (Isaías 48:17, 18) Todos os que amam a bondade e a justiça com certeza se sentem comovidos com esse apelo cordial!


“Acumularão para si instrutores para lhes fazerem cócegas nos ouvidos.” — 2 Timóteo 4:3
Alguns preferem que lhes façam “cócegas nos ouvidos”
Deus fez esse apelo de coração aos israelitas porque estavam sendo enganados por mentiras religiosas. (Salmo 106:35-40) Nós também devemos ficar alertas contra falsidades. Paulo escreveu a respeito de alguns que se diziam cristãos: “Haverá um período de tempo em que não suportarão o ensino salutar, porém, de acordo com os seus próprios desejos, acumularão para si instrutores para lhes fazerem cócegas nos ouvidos; e desviarão os seus ouvidos da verdade.” — 2 Timóteo 4:3, 4.
Líderes religiosos fazem cócegas nos ouvidos das pessoas por fazerem vista grossa a práticas que satisfazem desejos errados, tais como relações sexuais fora do casamento, homossexualidade e embriaguez. No entanto, a Bíblia deixa bem claro que os que aprovam essas coisas e as praticam “não herdarão o reino de Deus”. — 1 Coríntios 6:9, 10; Romanos 1:24-32.
Sem dúvida, é preciso coragem para viver segundo os princípios da Bíblia, principalmente quando se é alvo de zombaria. Mas é possível seguir os princípios bíblicos. Muitos entre as Testemunhas de Jeová já foram viciados em drogas, bêbados, fornicadores, arruaceiros, ladrões e mentirosos. Mesmo assim, levaram a Palavra de Deus a sério e, com a ajuda do espírito santo, fizeram mudanças na vida para que pudessem ‘andar dignamente de Jeová’. (Colossenses 1:9, 10; 1 Coríntios 6:11) Depois de se reconciliarem com Deus, elas também encontraram paz interior e, como veremos, uma esperança genuína para o futuro.
A esperança do Reino
A esperança bíblica a respeito da paz duradoura para humanos obedientes terá seu cumprimento por intermédio do Reino de Deus. “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra”, disse Jesus em sua oração-modelo. (Mateus 6:10) De fato, apenas esse Reino pode garantir que a vontade de Deus seja feita na Terra. Por quê? Porque é por meio desse Reino celestial — um governo sob a liderança de Jesus Cristo — que Deus expressa sua soberania justa sobre toda a Terra. — Salmo 2:7-12; Daniel 7:13, 14.
Como rei desse Reino celestial, Jesus Cristo vai libertar os humanos obedientes de todas as formas de escravidão, incluindo as garras opressoras do pecado adâmico e seu legado de doença e morte. Revelação (Apocalipse) 21:3, 4 diz: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade . . . E [Jeová Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”
Haverá paz eterna em toda a Terra. Por que podemos estar certos disso? O motivo é revelado em Isaías 11:9, que diz o seguinte sobre os súditos do Reino: “Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.” Todos na Terra terão o conhecimento exato de Deus e serão obedientes a ele. Será que essa perspectiva alegra o seu coração? Se a resposta for sim, então agora é o tempo de começar a adquirir o precioso “conhecimento de Jeová”.
Você escutará a mensagem do Reino?
Por intermédio do Reino, Deus vai desfazer todas as obras de Satanás e instruir as pessoas em seus caminhos justos. Portanto, não é de admirar que o Reino fosse o tema principal dos ensinamentos de Jesus. “Tenho de declarar as boas novas do reino de Deus . . . , porque fui enviado para isso”, disse ele. (Lucas 4:43) Cristo ordenou que seus discípulos partilhassem essa mesma mensagem com outras pessoas. (Mateus 28:19, 20) Ele predisse: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” (Mateus 24:14) Esse fim se aproxima rapidamente. Como é importante, então, que pessoas de coração honesto escutem essas boas novas que salvam vidas!
Albert, mencionado no artigo anterior, ouviu a mensagem do Reino quando sua esposa e seu filho começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. No começo ele era cético e até mesmo pediu que um clérigo visitasse sua família com o objetivo de desmascarar as Testemunhas. Mas o clérigo não quis se envolver. Então, Albert decidiu assistir a um estudo da Bíblia a fim de descobrir alguns erros nos ensinamentos das Testemunhas. No entanto, depois da primeira sessão de estudo, ele começou a participar e estava ansioso para aprender mais. Mais tarde, ele explicou o motivo de ter mudado de atitude, dizendo: “Isso é o que eu sempre procurei.”
Finalmente, Albert começou a satisfazer sua necessidade espiritual e nunca se arrependeu disso. A verdade da Bíblia lhe deu o que sempre procurou em toda a sua vida: a solução para a injustiça e a corrupção tão presentes na sociedade, além de uma esperança para o futuro. A verdade bíblica lhe deu paz interior. Será que a sua necessidade espiritual está sendo satisfeita? Leia, por favor, as perguntas no quadro abaixo. Caso precise de informações adicionais, as Testemunhas de Jeová terão o maior prazer em ajudá-lo.

SUA NECESSIDADE ESPIRITUAL ESTÁ SENDO SATISFEITA?
Está satisfeito com o alimento espiritual que está recebendo? Queira ler as seguintes perguntas e marque as que consegue responder corretamente.
Quem é Deus e qual é seu nome?
Quem é Jesus Cristo? Por que ele teve de morrer? De que maneira sua morte pode beneficiar a você?
O Diabo existe? Em caso afirmativo, de onde ele veio?
O que acontece conosco quando morremos?
Qual é o propósito de Deus para a Terra e para a humanidade?
O que é o Reino de Deus?
Quais são os princípios de Deus para a moralidade?
Na família, qual é o papel dado por Deus para maridos e esposas? Que princípios bíblicos promovem a felicidade na família?
Se não estiver bem certo das respostas a essas perguntas, poderá solicitar um exemplar da brochura O Que Deus Requer de Nós?, publicada pelas Testemunhas de Jeová em quase 300 idiomas. Essa publicação abrange 16 assuntos bíblicos e dá respostas à base da Bíblia a todas as perguntas acima.

O Reino messiânico de Deus trará paz duradoura

Nenhum comentário: