sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conseguirá


MILHÕES de pessoas cresceram sem experimentar a pobreza. Nunca tiveram de dormir com fome ou tremendo de frio. Mesmo assim, muitas dessas pessoas têm pena dos pobres e fazem tudo o que podem para ajudá-los.
A pobreza, porém, continua sendo uma dura realidade para os que sofrem com a guerra civil, inundações, secas e outros problemas. Tudo isso é um pesadelo para lavradores africanos que mal ganham o sustento. Alguns deles se viram obrigados a abandonar seus lares e a se mudar para cidades grandes ou a viver como refugiados em outro país. Outros habitantes de regiões rurais se mudam para cidades porque são atraídos por promessas de uma vida melhor.
As cidades superlotadas muitas vezes se tornam terreno fértil para o crescimento da pobreza. Há muito pouco espaço, se é que há algum, para se plantar algo. Normalmente é difícil encontrar um emprego. Por causa de puro desespero, muitos recorrem ao crime. Os moradores urbanos suplicam que alguém os socorra, mas os governos humanos não conseguem resolver o crescente problema da pobreza. Referindo-se a um relatório das Nações Unidas, publicado em novembro de 2003, o jornal The Independent, de Londres, declarou: “O mundo está ficando mais faminto.” E acrescentou: “Calcula-se que, no mundo todo, 842 milhões de pessoas estão hoje subnutridas — e esse número está novamente aumentando com outros 5 milhões de pessoas famintas a cada ano.”
A congênere das Testemunhas de Jeová na África do Sul às vezes recebe cartas de pessoas que sofrem com a pobreza. Por exemplo, um homem de Bloemfontein escreveu: “Estou desempregado e roubo sempre que aparece uma oportunidade. Se eu não faço isso, ficamos com fome durante vários dias — sem mencionar o frio intenso. Não existe trabalho nenhum. Muitos vagueiam pelas ruas procurando emprego e alguma coisa para comer. Conheço outros que reviram as latas de lixo para achar comida. Alguns se suicidam. Muitos, assim como eu, estão deprimidos e desesperados. Parece que não existe esperança para o futuro. Será que Deus, que nos criou com a necessidade de comer e de vestir, não vê essas coisas?”
Há respostas consoladoras para as questões que preocupam esse homem. Conforme mostrará o próximo artigo, as respostas estão nas páginas da Bíblia, a Palavra de Deus.

GRAVURAS do Paraíso chamam a atenção dos que vivem na pobreza. O paraíso era uma realidade para Adão e Eva, o primeiro casal humano. O lar deles era o jardim do Éden. (Gênesis 2:7-23) Embora aquele Paraíso tenha sido perdido, não é um mero sonho acreditar que haverá condições paradísicas num novo mundo sem pobreza. Essa crença baseia-se solidamente nas promessas da Bíblia.
Considere a promessa feita por Jesus Cristo no último dia de sua vida na Terra. Um dos criminosos que morreram com Jesus mostrou ter fé na capacidade de Deus resolver os problemas do homem. Ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” Essas palavras mostram que o criminoso acreditava que Jesus governaria como Rei e que os mortos seriam trazidos de volta à vida. Jesus lhe respondeu: “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.” — Lucas 23:42, 43.
Falando a respeito dos que viverão no Paraíso, a Bíblia declara: “Hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os seus frutos.” (Isaías 65:21) De fato, “realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os faça tremer; porque a própria boca de Jeová dos exércitos falou isso”. — Miquéias 4:4.
No entanto, por que existe a pobreza hoje em dia? Que ajuda Deus dá aos pobres? Quando finalmente acabará a pobreza?
Por que ainda existe a pobreza?
O Paraíso onde viviam Adão e Eva foi perdido em resultado da rebelião iniciada por um anjo perverso: Satanás, o Diabo. Usando uma serpente como porta-voz, Satanás seduziu Eva a violar a lei divina de não comer o fruto de certa árvore. Ele a enganou, fazendo-a acreditar que ser independente de Deus lhe daria uma vida melhor. Quando Eva ofereceu o fruto proibido a Adão, ele também o comeu, rejeitando a Deus e apoiando sua esposa. — Gênesis 3:1-6; 1 Timóteo 2:14.
O casal rebelde foi expulso do Paraíso por justa causa e, daí em diante, tiveram de lutar pela sobrevivência. Até os dias atuais, Jeová tem permitido que Satanás governe a humanidade pecadora, tornando evidentes as conseqüências da desobediência a Deus. A história da humanidade já provou que o homem não consegue fazer da Terra um Paraíso. (Jeremias 10:23) Em vez disso, ser independente de Deus causou problemas desastrosos, entre eles, a pobreza. — Eclesiastes 8:9.
No entanto, os pobres não ficam sem ajuda neste mundo cheio de dificuldades. A Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, lhes dá orientação sólida.
“Nunca estejais ansiosos”
Falando a uma grande assistência que incluía muitos pobres, Jesus disse: “Observai atentamente as aves do céu, porque elas não semeiam nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós mais do que elas? . . . Portanto, nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’ Porque todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:26-33.
O pobre não precisa furtar. (Provérbios 6:30, 31) Se colocar Deus em primeiro lugar na vida, suas necessidades serão supridas. Considere o caso de Tukiso, um homem em Lesoto, no sul da África. Em 1998, soldados estrangeiros entraram em Lesoto para conter uma revolta contra o governo. Em resultado daquela guerra, lojas foram saqueadas, pessoas perderam o emprego e houve grande falta de alimentos.
Tukiso morava na parte mais pobre da capital. Muitos de seus vizinhos haviam saqueado lojas para sobreviver. Quando Tukiso voltou para a sua moradia de um só cômodo, descobriu que Maseiso, a mulher com quem vivia, tinha muitos produtos que havia saqueado. “Leve essas coisas para fora”, disse Tukiso, explicando-lhe que roubar era contra a lei de Deus. Maseiso obedeceu. Os vizinhos zombaram deles, levando os alimentos roubados.
Tukiso tomou essa posição por causa do que havia aprendido em seu estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Será que obedecer à lei de Deus fez com que ele passasse fome? Não. Mais tarde, os anciãos da congregação das Testemunhas de Jeová que ele freqüentava contataram Tukiso e lhe levaram alimentos. Na realidade, as Testemunhas de Jeová na vizinha África do Sul haviam enviado mais de duas toneladas de itens de ajuda humanitária para seus irmãos cristãos em Lesoto. Maseiso ficou impressionada com a obediência de Tukiso a Deus e com a ajuda amorosa da congregação. Ela também começou a estudar a Bíblia. Por fim, os dois se casaram legalmente, habilitando-se, dessa forma, para serem batizados como Testemunhas de Jeová. Eles ainda servem fielmente a Deus.



Tukiso, Maseiso e o missionário que estudou a Bíblia com ele

Maseiso na porta de casa com a missionária que estudou a Bíblia com ela


Jeová Deus cuida dos pobres. (Veja “Como Deus encara os pobres?”.) Ele vem fazendo provisões amorosas para ajudar outros, assim como no caso de Tukiso e Maseiso, a aprender mais sobre ele. E fornece, na sua Palavra, conselhos práticos para a vida diária.
Uma provisão excelente
As Testemunhas de Jeová sempre procuraram refletir a preocupação de Deus para com os pobres. (Gálatas 2:10) Quando acontecem catástrofes num país e os verdadeiros cristãos são atingidos, não raro são feitos preparativos para dar a ajuda necessária. Mais importante ainda é que as Testemunhas mostram que se preocupam com as necessidades espirituais de todos, incluindo as dos pobres. (Mateus 9:36-38) Nos últimos 60 anos, milhares de ministros treinados ofereceram-se voluntariamente para servir como missionários em países estrangeiros. Por exemplo, foi um casal de missionários da Finlândia que, por aprender a língua sesoto, ensinou a Tukiso e a Maseiso como se tornar discípulos de Jesus. (Mateus 28:19, 20) Essa obra missionária muitas vezes envolve sacrificar a vida confortável num país rico e se mudar para um país pobre.
Roubar para sobreviver não é uma opção para os cristãos verdadeiros. Em vez disso, eles têm fé na capacidade de Jeová Deus de prover o necessário. (Hebreus 13:5, 6) Um modo de Jeová sustentar seu povo é por meio da organização mundial de adoradores, que cuidam uns dos outros.
Outro modo de Jeová ajudar os pobres é dando-lhes conselhos práticos para a vida diária. Por exemplo, a Bíblia ordena: “O gatuno não furte mais, antes, porém, trabalhe arduamente, fazendo com as mãos bom trabalho, a fim de que tenha algo para distribuir a alguém em necessidade.” (Efésios 4:28) Muitos desempregados criaram uma maneira de se sustentar por meio do trabalho braçal, tal como o cultivo duma horta. A Bíblia ajuda também os pobres a economizar dinheiro ensinando-lhes a evitar maus hábitos como, por exemplo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. — Efésios 5:18.
Um mundo livre da pobreza — quando?
A Bíblia explica que vivemos “nos últimos dias” do domínio de Satanás. (2 Timóteo 3:1) Em breve, Jeová Deus enviará Jesus Cristo para julgar a humanidade. O que acontecerá então? Jesus deu a resposta numa de suas ilustrações. Ele disse: “Quando o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos, então se assentará no seu trono glorioso. E diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.” — Mateus 25:31-33.
As ovelhas dessa ilustração são as pessoas que se sujeitam ao reinado de Jesus. Ele as compara a ovelhas porque o seguem como seu Pastor. (João 10:16) Os semelhantes a ovelhas ganharão a vida sob o governo perfeito de Jesus. Terão uma vida feliz num novo mundo livre da pobreza. Já os semelhantes a cabritos, que rejeitam o governo de Jesus, serão destruídos para sempre. — Mateus 25:46.
O Reino de Deus acabará com a perversidade, e a pobreza será, então, coisa do passado. Por outro lado, a Terra será habitada por aqueles que amam e cuidam uns dos outros. Pode-se ter uma idéia de que esse novo mundo será real observando a amorosa fraternidade internacional das Testemunhas de Jeová, pois Jesus disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” — João 13:35.A Bíblia descreve o Criador da humanidade como “Aquele que dá pão aos famintos”. (Salmo 146:7) Ela tem mais de cem versículos que destacam a preocupação de Deus para com os pobres.
Por exemplo, quando Jeová deu sua Lei à antiga nação de Israel, ele mandou que os agricultores israelitas não fizessem a colheita completa das beiradas dos campos. Na colheita duma oliveira ou duma videira, não deviam recolher uma segunda vez os frutos que ficaram para trás. Essas leis representavam uma provisão amorosa para os forasteiros, órfãos, viúvas e outros afligidos. — Levítico 19:9, 10; Deuteronômio 24:19-21.
Além disso, Deus ordenou aos israelitas: “Não deveis atribular nenhuma viúva nem o menino órfão de pai. Se é que o atribulares, então, se é que ele clamar a mim, sem falta ouvirei o seu clamor; e deveras se acenderá a minha ira e certamente vos matarei à espada, e vossas esposas terão de tornar-se viúvas e vossos filhos, órfãos de pai.” (Êxodo 22:22-24) Infelizmente, muitos israelitas ricos desconsideravam essas palavras. Por causa dessa e de outras transgressões, Jeová Deus deu aos israelitas diversos avisos por intermédio de seus profetas. (Isaías 10:1, 2; Jeremias 5:28; Amós 4:1-3) Por fim, Deus fez com que os assírios, e mais tarde os babilônios, conquistassem o território de Israel. Muitos israelitas foram mortos e os sobreviventes foram levados cativos a países estrangeiros.
Jesus Cristo, o amado Filho de Deus, refletia a preocupação amorosa de seu Pai para com os pobres. Explicando o objetivo de seu ministério, Jesus disse: “O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres.” (Lucas 4:18) Isso não significa que Jesus limitava seu ministério a eles. Ajudava amorosamente também os ricos. No entanto, ao fazer isso, Jesus muitas vezes demonstrava sua preocupação para com os pobres. Por exemplo, ele deu o seguinte conselho a um governante rico: “Vende todas as coisas que tens e distribui aos pobres, e terás um tesouro nos céus; e vem ser meu seguidor.” — Lucas 14:1, 12-14; 18:18, 22; 19:1-10.
Jeová Deus e seu Filho se importam muito com os pobres. (Marcos 12:41-44; Tiago 2:1-6) Refletindo sua preocupação para com eles, Jeová guarda em sua memória milhões de pobres que faleceram. Todos esses serão ressuscitados num novo mundo, livre da pobreza. — Atos 24:15.
A fraternidade internacional das Testemunhas de Jeová demonstra que o novo mundo será real

Nenhum comentário: